sábado, 11 de junho de 2011

Uma receita e o preconceito linguístico

O blog Estou repórter passou hj das mil visualizações. Parece pouco mas, pra quem só faz a divulgação via facebook e ainda nem completou um mês no ar (desde 15 de maio na web), tá de bom tamanho, não?
Pra comemorar, que tal oferecer aos meus leitores uma receita D E L I C I O S A de uma matéria que fiz outro dia?! Vcs já ouviram falar em Quibebe de mandioca? Eu, nordestina, qndo ouvi essa palavra, achei que fosse algo árabe. Mas não tem nada a ver. Tá mais pra nordestino mesmo o negócio: já que é à base de carne de sol e mandioca. É típico do estado de Goiás. Parece um pirão e é maravilhoso. Vale à pena vcs se arriscarem na cozinha pra experimentar esse prato.


Esse quadro se chama "bom e barato". Em tese, sempre algo barato e bom é apresentado às quartas-feiras na primeira edição do jornal local do SBT Brasília. Nem sempre é tão bom assim. Portanto, dei sorte de ter pego essa receita! kkkkkkkk Os quadros são gravados pelo (a) repórter que está de plantão no final de semana. Como vcs podem perceber, esse formato não tem off, é tudo "apresentado" na hora. Isso se chama plano sequência. Não sei porque, mas fico com vergonha de me ver fazendo esse quadro. Acho mais confortável fazer matérias nos formatos do dia-a-dia. A pior parte é ter que provar! hahahaha NUNCA vou poder dizer que algo ficou ruim, né? Fala sério! Frase padrão pra encerrar o quadro: "hummm muito bom. Um prato bom e barato!" hahaha
Mas tb nunca aconteceu de eu ter que fingir gostar de nada. Sempre tava bom msm.

Ah um detalhe é que eu falei "esse é um prato DO Goiás", sendo que o certo é DE, óbvio.

Mas eu explico: isso foi gravado em Santo Antônio do Descoberto, cidade do entorno do DF. Ou seja, que já pertence ao estado de GO. O entorno é conhecido como terra de NEM: nem de Brasília, nem de Goiás. Isso porque fica bem mais perto de Brasília do que de Goiânia. Resultado: a maioria da população de lá trabalha no DF, mas paga os impostos no estado vizinho. No entanto, lá eles não têm qualquer retorno do governo goiano e acabam usufruindo dos serviços públicos do Distrito Federal. Não é à toa que o entorno do DF tem altos índices de violência, talvez os maiores do país. Atualmente a Força Nacional de Segurança se encontra por lá. Sim, isso foi só um parênteses.

Quero dizer que, não sei porque, aqui no DF e entorno 97,79%  das pessoas (gostaram da precisão?) falam NO Goiás. Quando cheguei aqui, achava esquisito demais. Maaaas meus ouvidos se acostumaram e é aí onde mora o perigo! Depois que o quadro foi ao ar, soube que os colegas da redação acharam graça do meu "DO Goiás", já que (agora eu sei) quem fala assim é matuto/caipira! Informalmente, até eles devem falar tb. Só que nas matérias, não fica "certo". Mas se até o novo livro adotado pelo MEC fala que não há problema em se falar "nós pega o peixe" ou "os menino pega o peixe", pq EU não posso colocar um Ozinho na preposição? Rum! Começo a achar que se todos tivessem lido esses livro, ops, livroS quando fomos alfabetizados, eu não teria sido vítima de tal preconceito linguístico.

3 comentários:

  1. Irma vc a cada post se supera viu, bom demais!! realmente sua preposicaozinha ta perdoadissima comparada a essa aberração do mec mas n se empolgue nao, fale dE q eh melhor, mas este blog tb eh cultura ne, n sabia dessa questao do entorno nao, nunca sequer foi falado em reportagem ou qlqr outra coisa e eh tao importante sabermos ne, pq explica o alto indice de marginalizacao da area! enfim, vc eh o MUST, t amo xeru

    ResponderExcluir
  2. Li, muito bom seu post....Concordo com Laís!!! Cada dia melhor...E o interessante é que, no meu caso, o vídeo vai sendo baixado aos poucos, beeeeeeem lentamenteeeeee aí, quando eu chego no final da leitura, nem me lembrava que ainda tinha a receita pra aprender!!!....kkkkkk. Tenho que mostrar isso a Nilza, com certeza!!! Continue assim...Sucesso!!! Bjs. Te amamos!!

    ResponderExcluir
  3. mami e irmã!! amo vcs! q bom q gostarammm... preciso arrumar inspiração pro próximo post! =D
    e mainha, depois vc me diz se a nilza acertou...

    bjinn

    ResponderExcluir