sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Niemeyer se arrependeu?

    Essa semana, todo mundo saiu colando uma frase no facebook que seria da autoria de Niemeyer: 
"Oscar Niemeyer está tão lúcido aos 103 anos, vejam a frase que ele postou: PROJETAR BRASÍLIA PARA OS POLÍTICOS QUE VOCÊS COLOCARAM LÁ, FOI COMO CRIAR UM LINDO VASO DE FLORES PRA VOCÊS USAREM COMO PINICO. BRASÍLIA NUNCA DEVERIA TER SIDO PROJETADA EM FORMA DE AVIÃO E SIM DE CAMBURÃO."
    Não creio que a frase seja dele, até porque quem projetou Brasília foi Lúcio Costa. MAS a controvérsia em nada tira a verdade do texto com relação ao formato de Brasília. Um camburão seria bem mais propício e talvez essa pudesse ser a forma atual caso os que projetaram a nova capital não tivessem sido tão otimistas. Otimismo que acompanhou os que ajudaram a construir essa cidade. Lembram das mensagens descobertas esses dias na cúpula da Câmara Federal?? Depois que tentavam encontrar a solução pra um problema de vazamento de água no teto do salão verde? 
"(...) frases, escritas em 1959 em placas de concreto de vigas que sustentam a cúpula da Casa, e que refletem o sentimento de operários que trabalhavam na construção da nova capital. (...) refletem um sentimento mais político, de cobrança e expectativa em relação ao que fariam os futuros ocupantes do prédio do Congresso (...) "Que os homens de amanhã que aqui vierem tenham a compaixão dos nossos filhos e que a lei se cumpra. Duraleques ce de leques (sic)", diz uma das frases, que tem a assinatura de José Silva Guerra e a data: 22/4/59. "Si (sic) todos os Brazileiros (sic) focem ( sic) diginos (sic) de honra e honestidade, teríamos um Brazil (sic) bem melhor. Só temos uma esperança nos Brazileiros (sic) de amanhã. Brazília (sic)de hoje, Brazil (sic) amanhã ". 1959, escreve um outro operário, cuja assinatura é ilegível. "
Mais detalhes: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/08/11/camara-encontra-frases-escritas-por-operarios-que-construiram-predio-em-1959-925116393.asp
    Esperava-se tanto e hoje temos isso: 
 
     Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1960. Algumas décadas depois, pra ser mais precisa no último dia 30, terça feira agora, estava eu na Câmara dos Deputados. Que está mais para balcão de negócios do que qualquer outra coisa. A foto abaixo foi tirada enquanto o advogado de defesa de Jaqueline Roriz discursava - ele está entre o telão e a bandeira do Brasil.  
Concomitantemente, vossas excelências falavam ao celular, batiam papo em rodinhas... Ninguém prestava atenção. Como de costume! Quando a deputada foi falar pra fazer a sua defesa, aí sim fez-se o silêncio (afinal, não é de costume ter votação pra cassar ninguém. Portanto, era um momento solene). Um colega da imprensa comentou que ela tava com cara de absorvente. Em outras palavras, daria em pizza. Ela sabe dos "seus pares". Sabe que os colegas não podiam "puni-la com a cassação", porque estariam, desculpem-me a expressão, colocando o deles na reta. Ou a corda nos pescocinhos.


    Não foi preciso combinar votos. Era tudo secreto. Resultado: 265 a 166. 
Já pensou? Perder o mandato por causa de uma propinazinha?? Absurdo! Até porque, como ela fez questão de frisar, em 2006, época do vídeo, era uma cidadã comum. Cidadão comum participar de um esquema de corrupção, POOODE!

    Mas sabe que não me espanto? Em nenhum momento achei que ela fosse ter o mandato cassado. Quando o assunto é Congresso Nacional, o enredo segue como os de novela, previsíveis até dizer basta. Essa que começou mesmo, Fina Estampa, a Lília Cabral vai terminar com o Dalton Vigh. Sei disso desde o primeiro capítulo. Alguém duvida? 
    Olha que sou das mais otimistas, mas com relação à política brasileira, acredito que a mudança está longe, se é que um dia ela vai chegar. Um cientista político, que entrevistei nesse mesmo dia da votação, disse que o mensalão não vai dar em nada. O relator do processo no STF é o ministro Joaquim Barbosa. É com ele também que está o caso de Jaque Roriz. Alguém arrisca um palpite pro final dessa novelinha? O mesmo cientista político da UNB lembrou que essa revolta toda só atinge uma parcela da população. A maioria dos cidadãos está alheia a tudo isso. Mas aí já é assunto pra outro post!  
    Se Niemeyer escreveu mesmo essa frase que está no início do post, acredito que ele não se incomodaria que sua obra arquitetônica terminasse assim.
 

Ok, alguns poucos políticos se salvam. Porque, como falei, sou mesmo otimista. Pensando bem, o formato de avião pode ter sido uma mensagem subliminar, não? rsrs  

5 comentários:

  1. Kkkkkkkkkkkkkkkkk, adorei Lívia. Mas pq você me contou o final da novela????

    Pouxa.

    Thatiana Pimentel

    ResponderExcluir
  2. Acho que o melhor post since EVER! Mt propício, oportuno e verdadeiro...gostei da idéia final, bem que Bin Laden poderia ter se interessado um pouco por essas bandas de cá né hahah bj te amo #FÃZASSAAAA

    ResponderExcluir
  3. Oi Lívia,
    interessante o texto. Talvez não seja mesmo dele a frase. Afinal, não é a cidade que faz os políticos, tampouco somente eles que formam mais a cidade, mas as pessoas de bem como você, eu e tantos outros que aqui foram acolhidos vindo de todo o país.
    Ótima semana para você!

    ps.: achei interessante a imagem derradeira. Onze de setembro está pertinho...

    ResponderExcluir
  4. O plano urbanístico da capital, conhecido como "Plano Piloto", foi elaborado pelo urbanista Lúcio Costa, que, aproveitando o relevo da região, adequou-o ao projeto do lago Paranoá, concebido em 1893 pela Missão Cruls. O lago armazena 600 milhões de metros cúbicos de água. Muitas das construções da Capital Federal foram projetadas pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer.

    ResponderExcluir