quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Reportagem póstuma para um momento histórico

    Ter feito a cobertura do velório de Niemeyer foi marcante pra mim. Morando em Brasília passo por obras do arquiteto a todo momento - quando não estou nelas! Um privilégio. Agradando ou não, o que ele fez não passa despercebido. Mas esquecendo os traços e passando pra notícia.... O jornalismo, por muitas vezes, é frio. A cada internação do homem (foram inúmeras), a redação se preparava para a morte. Porém logo vinham as manchetes:

"Saúde de Niemeyer tem 'franca melhora" Estadão
"Niemeyer melhora e pode ter alta" brasil247
"Médico diz que Oscar Niemeyer apresenta melhora, está lúcido e pergunta sobre projetos" UOL

 

    Incansável e invejável! Mas como uma hora ele ia ter que nos deixar.... Começamos nós, jornalistas, a preparar a "gaveta" (como chamamos as matérias que NÃO vão ao ar imediatamente). Fiz, há um mês, a matéria sobre a Torre Digital, última obra em que ele se envolveu diretamente. O material foi pra gaveta póstuma (o póstuma é por minha conta). A matéria só entraria quando Niemeyer morresse. Infelizmente (mas "enfim", pensaram muitos) aconteceu. Abaixo tem as entradas que fiz ao vivo no jornal durante o velório e a tal matéria feita um mês antes da morte do arquiteto.


 

Aproveitei que a imprensa podia "furar a fila" e passei ao lado do caixão. Isso prefiro não comentar.... Realmente é bom lembrar sempre da pessoa em vida.






Vamos ao clichê final: vivi ou não vivi um momento histórico? ;)

2 comentários:

  1. Caraaca, Livinhaa. Fazia tempo que eu nao lia teu blog. A matéria ficou otima e as entradas, perfeitas! =D hehe
    Parabens!
    Ah! e ter vivido no tempo de niemeyer realmente eh viver um momento historico, ne? =D

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a matéria!!! Adorei...fiquei com vontade de visitar a flor do cerrado, apesar de não gostar da sensação quando estou nas alturas...hahaha.

    ResponderExcluir